Roteiros Entre amigos

Em TORNO dE/ Complexo Cultural Funarte, SP/ até 13/11 ATELIÊ FIdALGA/ Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, Portugal/ até 21/10 PHOTOFIdALGA/ Carpe diem Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal/ até 21/11

Uma exposição coletiva coloca 55 artistas lado a lado, no Complexo Cultural Funarte, em São Paulo. Porém, diferentemente dos projetos expositivos que são alinhavados por uma ideia, esta mostra não se estrutura sobre as afinidades estéticas e conceituais entre os trabalhos. Este é o grande diferencial da exposição "Em Torno de": em vez de características definidas por um elo curatorial, o que aproxima os selecionados são seus processos criativos. No trabalho semanal a que esses artistas se dedicam, no paulistano Ateliê Fidalga, sob a coordenação de Sandra Cinto e Albano Afonso, existe o compromisso de um processo de criação assistido e compartilhado entre todos.



Redes Obras de Bettina vaz Guimarães (no alto) e de Marina Palma: afinidades

Com o ambiente do ateliê impregnado ao espaço da Funarte, os trabalhos se apresentam como obras autônomas, porém enredadas umas às outras pelos processos de troca e de discussão que se estabelecem entre os artistas. "Não há um tema em comum. A relação entre os trabalhos acontece por afinidade natural e mútuo conhecimento", diz Sandra, que deu origem ao Grupo de Estudos do Ateliê Fidalga há quase 20 anos.
Embora sem um grande tema em comum, é possível estabelecer núcleos de "conversas" entre as obras. Antonio melloneto, marcelo Amorim e Henrique de França, por exemplo, se encontram nas reminiscências da memória. Já Renata Ursaia, Bettina Vaz Guimarães, Lulli, Reginaldo Pereira e marina Palma se debruçam sobre as naturezasmortas e os universos domésticos; e a desconstrução da identidade aproxima os trabalhos fotográficos de ding musa e Pedro Capeletti. Além da mostra na Funarte, o grupo expõe atualmente em dois espaços de Lisboa. "Ateliê Fidalga", na Galeria Carlos Carvalho, e "Photofidalga", que apresenta fotografias inspiradas pela frase "Carpe diem" ("Aproveite o dia" em latim), que dá nome à galeria.

Colaborou Fernanda Assef